top of page

Nossa História
A história da Igreja Amor e Vida tem seu começo vinda da doutrina batista...
Em 1984 o pastor Elval Cardoso Fernandes que se encontrava embarcado a trabalho, foi evangelizado por um tripulante, paralelamente na mesma época, a pastora Alzenita Rolo Fernandes, lendo os evangelhos por indicação da mãe, irmã Lastenita da Silva Rôlo que a estava evangelizando, aceitou a Jesus. Por um convite de uma amiga, irmã Lucely Nolasco de Abreu, foram com filho deles primogênito, o pastor Elval filho, visitar a Primeira Igreja Batista de Niterói, pastoreada na época pelo Pr. Nilson do Amaral Fanini. Alí entregaram suas vidas a Cristo publicamente.
Depois de estarem congregando há dez anos na Primeira Igreja Batista de Niterói, já agora com 3 filhos Samuel e Amanda que lhes foram acrescentados, Deus os chama para um nível de experiência mais profunda com Ele. Em algumas oportunidades de estarem em uma conferencia e chá da “Adhonep”, foram batizados no Espírito Santo, e para não colidirem com a doutrina da igreja que estavam, pediram direção a Deus, se desligaram do Rol de Membros da referida denominação e foram levados para uma Igreja de doutrina pentecostal, na mesma cidade, em dezembro de 1994, a Igreja Evangélica Ágape.
No Ministério Ágape, congregaram por oito anos. O pastor Elval pai foi consagrado a Evangelista e a pastora Alzenita Missionária e nesta oportunidade foram enviados pela Igreja para iniciarem uma congregação na região de Pendotiba, no bairro do Largo da Batalha.
O primeiro culto se deu em uma garagem, na casa de um casal de Diáconos que morava na localidade. Tiveram a participação de 9 pessoas contando com os pastores Elval e Alzenita. Graças ao Senhor, essa Obra em menos de um mês cresceu, tendo a necessidade de mudarem para um local maior; alugaram três salas num prédio na rua Rui Barbosa no mesmo bairro e onde ficaram por um ano, porque houve mais uma vez a necessidade de maior espaço. Orando e jejuando, Deus lhes mostrou direcionadamente o local, que apesar de no inicio encontrarem resistência por parte do proprietário, nos foi liberado pelo Senhor em 2001.
De 1994 a 2002, obraram na Igreja Ágape e em Março de 2002, a congregação foi emancipada e o que se tornaria posteriormente denominada “Igreja Evangélica Pentecostal Amor e Vida”.
Cerca de uns meses antes, dentro de muita batalha espiritual e em busca de conselho, e direção divina, levantaram um período de Jejum e Intercessão com a congregação. Neste tempo, Deus usa seus profetas Pr. Silva e Missonária Laudicéia, conselheiros ministeriais, e entrega uma palavra aos pastores Elval e Alzenita, que o rebanho seria entregue sob os seus cuidados.
Após a emancipação e o término do propósito de jejum e Intercessão, foi realizada uma assembléia com a participação de cerca de 90% da membresia, onde foi decidido, em unanimidade, a diretoria do novo ministério, agora igreja, onde em sua composição teve como presidente o Pr. Elval pai, na época evangelista e vice-presidente a Pra Alzenita, na época missionária.
Em 22 de Junho de 2002, mediante assembléia solene e culto de posse, e com a presença de vários pastores de outras denominações, dentre eles ressaltamos os Pastores, hoje Apóstolos, Luiz Scultori e Márcia Mendes Scultori, foi realizado o Concílio Consagratório ao Mnistério Pastoral dos pastores Elval e Alzenita. Este concílio foi presidida pelo Pr. João José da Silva, onde na época pastoreava a Primeira Igreja Batista em Roraima.
Anos mais tarde, com o ensino de sua doutrina, a igreja reconheceu a atualidade dos dons ministeriais descritos em Ef 4.11. Diante desta interpretação e identidade teológicas, a denominação passou a se chamar de “Igreja Evangélica Apostólica Amor e Vida”.
Hoje o ministério Amor e Vida é presidida pelo Pastor Elval Rolo Fernandes, filho dos pastores fundadores, onde no dia 18 de outubro de 2013 ocorreu o culto de posse da nova presidência da Igreja.
bottom of page